domingo, 25 de setembro de 2016

Análise da cantiga de amigo de refrão do trovador Pero da Ponte


- Ai madr', o que me namorou
foi-se noutro dia daqui

e, por Deus, que faremos i?

Ca namorada me leixou.

5       - Filha, fazed'end'o melhor:
       pois vos seu amor enganou,
       que o engane voss'amor.
  

- Ca me nom sei [i] conselhar,
mia madre, se Deus mi perdom.
10- Dized', ai filha, por que nom?
Quero-me vo-lo eu mostrar:
       filha, fazed'end'o melhor:
       pois vos seu amor enganou,
       que o engane voss'amor.
  
15Que o recebades mui bem,
filha, quand'ante vós veer,

todo quanto vos disser

outorgade-lho e, por en,
       filha, fazed'end'o melhor:
20       pois vos seu amor enganou,
       que o engane voss'amor.

Cantiga de amigo de refrão dialogada com 3 cobras singulares de 7 palavras. 
Semanticamente, tem-se como tema a vingança de uma moça contra o amigo que a abandonou. É possível observar as marcas de diálogo com sua mãe, como a presença das aspas e o travessão. O conselho de sua mãe está presente ao final de cada cobra, no refrão. Ela aconselha a filha a enganá-lo como ele a enganou. 

REFERÊNCIAS 

Cantigas Medievais Galego-Porguesas. Sobre as Cantigas. Disponível em: < http://cantigas.fcsh.unl.pt/sobreascantigas.asp >. Acesso em 25 set 2016.

FURTADO, Fernando Fábio Fiorese. Aulas ministradas entre os dias 29 de agosto e 20 de setembro de 2016, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário