sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cantigas de Amor

As cantigas de amor tratam de emoções do "eu" masculino, em especial um amor não correspondido e inatingível por alguma donzela considerada ideal: delicada e alva, fina e aristocrata, em oposição à mulher rural e rude a quem deve obrigação. 

A mulher era apresentada como "mia senhor", pois era dona do sentimento do cantador, que, por não ser concretizado, evoluía para um sofrimento constante. Este sofrimento por amor era denominado "coita" e muitas vezes era citado nas cantigas de amor.

É feita uma exaltação à pureza da mulher e o trovador se coloca como um cavaleiro medieval, assemelhando-se a um herói.

Novamente, Dom Dinis se apresenta como um grande autor desse tipo de cantiga, pelo que apresentamos aqui este poema, que está cantado no vídeo que se segue.

O que vos nunca cuidei a dizer, 
com gram coita, senhor, vo-lo direi,
porque me vejo já por vós morrer;
ca sabedes que nunca vos falei   
de como me matava voss'amor;   
ca sabe Deus bem que doutra senhor,
que non havia, mi vos chamei.

E tod[o] aquesto mi fez fazer
o mui gram medo que eu de vós hei
des i por vos dar a entender
que por outra morria - de que hei,
bem sabedes, mui pequeno pavor;
des oimais, fremosa mia senhor,
 se me matardes, bem vo-lo busquei.
  
E creede que haverei prazer
de me matardes, pois eu certo sei
que esso pouco que hei de viver  
que nẽum prazer nunca veerei;
e porque sõo desto sabedor,
se mi quiserdes dar morte, senhor,
    por gram mercee vo-lo [eu] terrei. 



REFERÊNCIAS:


ABDALA JÚNIOR, Benjamin, PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da literatura portuguesa. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1985.


LOPES, Graça Videira; FERREIRA, Manuel Pedro et al. Cantigas Medievais Galego Portuguesas [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FSCH/NOVA. Disponível em <http://cantigas.fsch.unl.pt/artedetrovar.asp> Acesso em 2 set 2016.

VÍDEO. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=CkzqAH8y0uY> Acesso em 02 set 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário